7 Dicas para abrir seu próprio negocio

Ser um empreendedor de sucesso é o sonho de muita gente. Alguns conseguem fácil enquanto a maior parte está fadada ao fracasso por não conseguir manter as portas abertas. Para quem quer abrir seu próprio negócio temos boas dicas para aumentar as chances de sucesso. Saiba mais!

Dicas para abrir seu negócio próprio com sucesso

Para abrir o próprio negócio é necessário dinheiro e uma boa ideia, correto? Em parte. É importante ter um bom capital inicial para abrir as portas, mas não é tudo. Sem saber gerenciar o empreendimento o fracasso pode ser mais rápido do que se imagina. Quem vai se aventurar no meio do empresariado conta com algumas dicas a seguir. 

Sua ideia é boa mesmo?

Este é o primeiro passo para saber se há chances de sucesso. As perguntas a serem respondidas são três:

  • Meu produto tem clientela?
  • Há procura por ele?
  • A concorrência é grande?

Se todas as respostas forem positivas pode ir em frente. 

Faça cursos para empresariado

Nem todo mundo precisa de um curso de administração(mesmo sendo muito bom) mas sempre é bom entender o máximo de como gerir uma empresa. Uma boa dica é fazer cursos de gestão, economia, de como abrir uma empresa, sobre gerenciamento de fluxo de caixa, dentre outros. Uma opção são os cursos Senac, de curta duração e com a proposta de ajudar a aumentar as chances de sucesso no empreendimento. 

Invista em marketing

Como seu negócio terá clientes se não sabem onde está o seu ponto comercial ou que está oferecendo um serviço novo do mercado? Divulgue mas da melhor forma possível.

Invista em marketing direcionado. Estude seu público alvo (por região, faixa etária e poder aquisitivo) e faça seu anúncio chegar a eles. 

Escolha uma boa localização

Se é um serviço de entrega ou prestado na residência do cliente não há problema a sua localização. Mas para abertura de um ponto comercial o local é de extrema importância. Ele precisa ser bem localizado, com acessibilidade, ser visível para clientes e assim prospectar novos compradores e de fácil localização. Quanto mais próximo de centros comerciais melhor. 

Controle o caixa

Fluxo de caixa é muito além de ter dinheiro no bolso. É preciso fazer controle de vendas sabendo exatamente o que é ganho real, o que entra como lucro removendo os gastos da empresa. 

Faça investimentos tímidos em primeiro momento

O produto pode ser muito bom e o preço de custo muito em conta. Mas nos primeiros meses a preferência é por investimentos baixos para garantir fidelização de clientela e estudar o mercado. Nada de altos valores quando não é certo vender ou pode ser dinheiro jogado fora e mais chances de quebrar sem ao menos alcançar o sucesso. 

Estude e aprenda com a concorrência

Seus concorrentes (em especial os mais antigos no mercado) podem ensinar muita coisa. Se duraram tanto então dominam a receita do sucesso ou ao menos sabem o caminho das pedras. Eles podem ter estratégias que você não considera bacanas mas conseguirem vender bem e vale estudar para pensar em algo semelhante. 

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